R. Marechal Deodoro da Fonseca, 630, Centro, Lagoa Santa/MG

(31) 3224-3817

Nos últimos 20 anos, o empreendedorismo feminino cresceu 114% em todo o mundo, com muitas empreendedoras famosas surgindo.

Apesar desse progresso, mal arranhamos a superfície da igualdade de oportunidades para todos os gêneros no mundo dos negócios.

Apesar de ser “a categoria de empreendedorismo que mais cresce em todo o mundo”, as empresárias ainda precisam superar os sistemas patriarcais dentro do mundo dos negócios. Então, como as empresárias mais bem-sucedidas superaram esses obstáculos?

Neste artigo, queremos destacar mulheres empreendedoras famosas e o que suas histórias podem nos ensinar sobre o empreendedorismo feminino.

1. Oprah Winfrey – Empreendedorismo Feminino

Com um patrimônio líquido de 2,49 bilhões, Oprah Winfrey é uma das empresárias mais ricas e bem-sucedidas do planeta. Ela incorpora nossa imagem moderna de uma empresária de sucesso. Mas como ela criou o império da mídia para o qual a conhecemos hoje?

Oprah não gostou de uma infância estável ou dos benefícios do nepotismo. Ela cresceu no Mississippi rural e no Tennessee nas décadas de 1950 e 60 em circunstâncias complicadas. Ela teve que navegar por lutas financeiras, uma estrutura familiar complicada e a perda de um bebê depois de sofrer abuso sexual.

A carreira de Oprah na mídia começou quando ela passou de trabalhar para sua estação de rádio do ensino médio para co-ancorar uma estação de notícias local aos 19 anos. Ela transformou sua carreira inicial de radialista e passou a apresentar shows matinais e lançou o icônico The Oprah Winfrey Show em 1986.

Ela aproveitou sua popularidade para fundar sua própria empresa de produção, Harpo Productions. A Harpo Productions então assumiu a produção de seu talk show da ABC, quando foi renomeado e escolhido nacionalmente como o talk show que conhecemos hoje.

Além disso, Oprah lançou livros, programas de rádio, atos e usa sua riqueza para causas filantrópicas.

“Desafios são presentes que nos forçam a procurar um novo centro de gravidade. Não lute contra eles. Apenas encontre uma nova maneira de ficar.” – Oprah

É notável como Oprah alcançou esse nível de sucesso, apesar dos desafios pessoais, do sexismo e do racismo.

2. Coco Chanel

Mesmo que você não saiba nada sobre moda ou fragrâncias, você já terá ouvido falar da famosa marca de moda de luxo Coco Chanel. Tem o nome de sua fundadora, a estilista francesa Coco Chanel.

Como Oprah, Chanel não teve o melhor começo da vida. Após a morte de sua mãe, seu pai a enviou para um orfanato aos 12 anos. Mas a tragédia de sua vida foi a chave para o sucesso de Chanel, já que ela aprendeu a costurar durante esse tempo.

Depois de uma carreira de cantora sem intercorrências e trabalhando como costureira, Coco Chanel se cruzou com dois jovens ricos. Mais tarde, eles tornariam possível sua carreira na moda. Esses aristocratas e seu estilo de vida de abundância também influenciaram muito os designs e a visão de Chanel para seu trabalho.

Minha vida não me agradou, então eu mudei minha vida.” – Coco Chanel

Chanel abriu suas primeiras lojas e revolucionou a indústria da moda. Seu espírito rebelde feminista desafiou o status quo das roupas femininas no início do século XX. Ela nunca parou de ultrapassar os limites e continuou a abrir mais boutiques, projetou perfumes e cresceu constantemente seu império nas próximas décadas.

Coco Chanel foi pioneira no empreendedorismo feminino. Ela mostrou até onde as mulheres podem ir com determinação e confiança.

3. Rihanna – Empreendedorismo Feminino

Rihanna recentemente se tornou a música feminina mais rica do mundo, com um patrimônio líquido estimado de 1,63 bilhão.

Talvez você esteja surpreso ao vê-la nesta lista de mulheres empreendedoras famosas. Muitas pessoas só estão familiarizadas com sua música ou carreira de atuação. Apesar de seu sucesso em Hollywood, Rihanna realmente fez a maior parte de sua fortuna com sua empresa de beleza e maquiagem, Fenty Beauty.

Nascida no final dos anos 80 em Barbados, Rihanna mostrou interesse em música e explorou oportunidades de canto no ensino médio. Depois de ser descoberta por um produtor musical americano, Rihanna marcou um contrato de gravação e lançou sua carreira musical no início dos anos 2000.

Na década seguinte, Rihanna se estabeleceu como uma das cantoras de maior sucesso do mundo. Sua popularidade abriu cada vez mais portas para ela, incluindo atuar em grandes filmes de grande sucesso, como Ocean’s 8 (2018).

Sua já carreira mudou drasticamente em 2017, quando Rihanna quase chegou à falência e então lançou a Fenty Beauty. Até hoje, ela continua sendo a CEO que possui 50% de uma das marcas de beleza mais bem-sucedidas do mundo.

A Fenty Beauty se propõe a tornar a maquiagem e outros produtos de beleza acessíveis a pessoas de todos os tons e tipos de pele. Essa ênfase na inclusão é sem dúvida um grande aspecto do sucesso de Fenty.

Conclusão

Por mais que cada uma dessas histórias de mulheres seja diferente, todas elas têm coragem e perseverança em seu caminhar. Todas são bilionárias que nunca desistiram, apesar de uma infinidade de obstáculos. Essas histórias de mulheres empreendedoras famosas nos ensinam o que é preciso para sermos líderes de sucesso.