R. Marechal Deodoro da Fonseca, 630, Centro, Lagoa Santa/MG

(31) 3224-3817

Como empreendedor, você está operando sua empresa de forma formal ou informal? Quais são os benefícios e custos associados à formalizar sua empresa? Todas essas são questões importantes enfrentadas pelos proprietários de pequenas empresas, das quais um número significativo opera informalmente. Por economia informal, queremos dizer uma seção da comunidade empresarial que não é monitorada, regulamentada ou tributada pelo governo.

No entanto, os empreendedores farão um grande desserviço a si mesmos ao não registrar seus negócios. Isso ocorre porque as empresas informais são mais vulneráveis a problemas fiscais, pois têm acesso limitado ou zero a oportunidades e intervenções de negócios, prejudicando assim seu potencial de expansão.

Embora existam custos e dificuldades na formalização de pequenas empresas, há ganhos significativos associados à formalização, que você deve pensar como proprietário de uma empresa.

Benefícios de Formalizar o Seu Negócio

Formalizar seu negócio, obter sua licença comercial e todas as licenças necessárias aprovadas, é um componente crítico para dar continuidade ao seu negócio. Sem esses documentos, sua empresa pode estar exposta a responsabilidade e multas adicionais.

Existem três razões principais para formalizar seu negócio:

No entanto, outros benefícios também devem ser considerados:

1. Acesso a oportunidades de financiamento

Instituições financeiras orientadas por lucros estão sempre menos entusiasmadas em lidar com entidades não registradas, pois são percebidas como altamente arriscadas para empréstimos. Quanto mais formalizado o seu negócio for, em termos de manutenção e registro, maior a probabilidade de que seu negócio seja atraente para os credores.

2. Garantia de parcerias e oportunidades de investimento

Ter um negócio devidamente registrado facilita a atração de investidores para o negócio como acionistas (em caso de capital próprio) ou credores (em caso de dívida) à medida que o negócio se expande.

Como empreendedor, você pode ter uma ideia de negócio viável, mas se sua empresa não for formalizada, você terá dificuldade em convencer potenciais investidores e parceiros para apoio.

3. Promoção do crescimento e sustentabilidade

Uma empresa formalizada pode sobreviver à muitos desafios. Uma das vantagens da formalização é a continuidade que ela traz ao seu negócio. Portanto, ter uma entidade devidamente registrada ajuda a gerenciar mais facilmente as oportunidades de crescimento e expansão que podem surgir no futuro previsível. Será difícil atrair os melhores talentos se o seu negócio não estiver registrado.

4. Construindo reputação da marca

Uma entidade não registrada terá dificuldades para gerar confiança entre clientes e outras partes interessadas.

Por exemplo, se você quiser fornecer bens ou serviços a estabelecimentos maiores ou governamentais, você precisa ter uma empresa devidamente registrada e compatível. Por outro lado, entidades registradas preferem lidar com outras empresas registradas. Registrar sua empresa trará ao seu negócio o respeito de outros negócios.

Então, por que formalizar seu negócio?

As empresas informais são definidas como aquelas que operam fora do sistema legal e regulatório e, portanto, não estão registradas para as licenças operacionais comerciais necessárias.

 A maioria das empresas em países de baixa e média renda opera informalmente. Definimos a formalização como o processo de registro com todas as autoridades relevantes. A formalização envolve o registro nas autoridades fiscais, com tributação com base no tamanho da empresa ou em outros critérios.

De acordo com estudos observacionais, as empresas informais tendem a ser menores e predominantemente empresas de conta própria. As empresas informais têm apenas quatro funcionários em média e são menos produtivas do que as empresas formais.

Por fim, operar formalmente pode permitir que as empresas cresçam expandindo sua base de clientes, pagando menos impostos e obtendo acesso a mais isenções governamentais, serviços financeiros e empréstimos comerciais.