R. Marechal Deodoro da Fonseca, 630, Centro, Lagoa Santa/MG

(31) 3224-3817

Ter um cadastro de pessoa jurídica é muito importante para quem está iniciando e pretende expandir seus negócios. Esse cadastro permite regularizar a situação da empresa, o que abre portas para o crescimento dos negócios. Comprar com CNPJ tem muitas vantagens.

Porém, há muito mais questionamentos sobre o que essa possibilidade realmente permite, quem pode usar e como. Portanto, pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar aos novos empreendedores a importância de comprar com CNPJ de forma simples e direta.

Como funciona comprar com CNPJ?

Para comprar com CNPJ, a empresa deve primeiro estar devidamente legalizada, com seu registro e impostos em dia. Comprando desta forma, muitas empresas consultam o Cadastro Nacional de Economia antes de vender para outras.

É importante na compra de itens com o CNPJ da empresa considerar apenas aqueles que fazem parte de sua infraestrutura (ex: móveis para escritório) e os que fazem parte da atividade comercial e são revendidos.

Isso porque cada tipo de mercadoria tem impostos e taxas diferentes. O que justamente leva as pessoas a comprarem itens que não correspondem ao seu cadastro. Por exemplo, quando o CNAE de uma empresa define ela pode comprar e vender objetos de tipo A, este objeto está sujeito à regulamentação da alíquota x. Se a empresa violar esta regra, pode estar sujeita à vários danos, incluindo a suspensão permanente do CNPJ.

Compras no Atacado

A principal vantagem de comprar pelo CNPJ é o acesso a preços e condições de atacado. Basicamente se trata de comprar produtos para revenda a preços mais baixos do que no varejo (para o consumidor final).

Portanto, a negociação com fornecedores é extremamente importante para conseguir preços mais competitivos na coleta ou compra de insumos. Comprar no CNPJ abre um amplo leque de oportunidades nesse quesito. Muitos fornecedores possuem condições diferenciadas em relação às vendas no varejo e no atacado para pessoas jurídicas. Assim, será mais fácil conseguir maiores descontos.

Um nome limpo ajuda na hora de solicitar crédito

Manter o CNPJ na atividade de compra sem penalizações pode ajudar a solicitar empréstimos de bancos que analisam esse histórico para saber se é arriscado ou não oferecer capital ao empresário que está solicitando.

Portanto, o conselho número um é manter o bom nome da sua organização, lembre-se de que também há registros de maus pagadores no CNPJ. Portanto, tenha cuidado ao começar a comprar no CNPJ.

Como mencionei anteriormente, se existir um histórico de pagamentos em atraso, isso pode significar que você não conseguirá negociar compras a crédito com fornecedores ou obter empréstimos bancários. É tão fácil evitar complicações quanto enfrentá-las.

Não se esqueça que com preços de atacado muito mais baratos, é natural ficar tentado a fazer compras pessoais. Aconselho você a não se deixar levar por essa tentação – ela pode abrir precedentes perigosos para a saúde financeira de sua organização.

É extremamente importante separar as atividades de compras pessoais das profissionais para evitar contrair dívidas ou impactar o fluxo de caixa ao pagar dívidas não comerciais.

Vantagens adicionais de comprar com CNPJ

Comprando de fornecedores pelo CNPJ, fica mais fácil conseguir descontos e condições de pagamento vantajosas. Além disso, é comum encontrar fornecedores que vendem tanto no atacado quanto no varejo, uma forma que pode facilitar ainda mais o checkout do seu negócio.

O microempreendedor individual também pode utilizar o CNPJ para comprar alguns bens que facilitam o dia a dia do negócio. O carro é um exemplo disso. O MEI pode comprar um veículo com até 30% de desconto no CNPJ.

Isso porque o microempreendedor fica isento de IPI e ICMS. O valor do desconto varia de acordo com o modelo e marca do carro negociado. É necessário apresentar a certidão de MEI, matrícula estadual atual e alguns outros documentos. O carro então será vinculado à matrícula do MEI, portanto, pode evitar pagar muitos impostos.