R. Marechal Deodoro da Fonseca, 630, Centro, Lagoa Santa/MG

(31) 3224-3817

Quais comportamentos impedem a evolução da equipe? Pense no melhor gerente que você já teve; Agora pense no pior. Quais foram as maiores diferenças entre esses dois indivíduos? É quase certo que eles tinham estilos de liderança diferentes. Portanto, costuma-se dizer que os funcionários “não deixam um emprego, eles deixam um gerente”.

Mas o problema sobre maus comportamentos de liderança é que às vezes eles são difíceis de reconhecer. Muitas vezes, a intenção e o impacto desses comportamentos não são os mesmos. Às vezes, os líderes alienam seus funcionários sem sequer saber o que estão fazendo de errado. Tais comportamentos podem deixar os funcionários loucos e até mesmo levar ao atrito dentro da equipe.

É por isso que vamos analisar alguns comportamentos de liderança que deixam espaço para melhorias — e ideias de como transformá-los.

 

MAUS COMPORTAMENTOS 1: VOCÊ NÃO CONFIA NA SUA EQUIPE

Ser promovido a uma posição de liderança naturalmente mudará o trabalho de uma pessoa. Por outro lado, muitos líderes são varridos pelo poder recém-descoberto da posição. Eles acabam perdendo de vista o trabalho duro e as qualidades que os levaram lá em primeiro lugar, não apreciando totalmente esses valores em seus funcionários.

Os melhores líderes são capazes de confiar em seus funcionários, apoiar-se neles quando necessário e respeitar suas opiniões. Os funcionários que sentem que sua voz é ouvida enquanto estão no trabalho têm quase cinco vezes mais chances de se sentir capacitados para realizar seu trabalho melhor. Isso também destaca a importância da comunicação entre o líder e a equipe.

 

MAUS COMPORTAMENTOS 2: VOCÊ É EXCESSIVAMENTE OBCECADO PELO RESULTADO FINAL

Uma coisa decide o sucesso ou fracasso de um negócio, e esse é o resultado financeiro. No entanto, quando os líderes medem o sucesso apenas em resultados quantificáveis, correm o risco de perder muitas outras coisas que podem impulsionar um negócio.

Pesquisas recentes mostram que 93% dos consumidores dizem que as empresas têm a responsabilidade de olhar além do lucro e exercer um impacto positivo na sociedade.

Concentrar-se em iniciativas baseadas no impacto social pode não parecer à primeira vista ter muitos benefícios mensuráveis, mas é algo que clientes e funcionários estão procurando. Dê aos funcionários oportunidades de se voluntariar e celebrar regularmente sucessos não quantificáveis, como interações positivas com os clientes.

Isso acabará gerando mais clientes, aumentando as taxas de retenção de funcionários, fortalecendo sua marca e também aumentando a lealdade da sua equipe a você como líder.

 

MAUS COMPORTAMENTOS 3: VOCÊ NÃO PRIORIZA O ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

A cultura e o engajamento dos funcionários são um foco extremamente importante para qualquer bom líder. Entre os muitos benefícios dos funcionários engajados:

Para evitar baixas taxas de engajamento, acompanhe regularmente o engajamento com conversas individuais e pesquisas com funcionários. Acompanhe aqueles que se sentem desengajados.

Além disso, certifique-se de oferecer oportunidades para que todos os membros da equipe cresçam e expandam suas posições; funcionários que dizem que sua empresa oferece oportunidades iguais têm quase quatro vezes mais chances de dizer que estão orgulhosos de trabalhar para esta empresa.

 

CONCLUSÃO

Como líder, processos e políticas são uma grande parte da sua estratégia. Todas essas coisas ajudam a definir e alcançar metas de negócios. No entanto, se há uma coisa certa quando se trata de previsão de negócios, é que nada é certo.

É por isso que os melhores líderes são flexíveis. Eles não têm medo de assumir perdas e mudar de direção quando algo não está funcionando. Problemas e desafios inesperados surgem quase diariamente.

Um bom líder tenta antecipá-los, mas ainda está pronto para enfrentar problemas inesperados de frente. Às vezes, a melhor coisa para um projeto é quando os líderes mudam de direção criativamente, mesmo que isso se desvie de seu conceito original.